sábado, 3 de outubro de 2009

A oportunidade e o "insight" criativo é a alma do negócio.



É interessante notar que em determinados momentos na vida dos povos tais como; os escritores na década de 20 em Chicago; os pintores em Paris na passagem do século; as tecnologias de informática surgidas no vale do silício na Califórnia; os compositores da música popular brasileira que fizeram da Bossa Nova a música preferida da classe média no mundo; a concentração de negócios na cidade de São Paulo, acabam transformando estes lugares em centros irradiadores de idéias, de inovações sem precedentes.

São grupos de pessoas, e até comunidades inteiras, que se auto estimula se auto impulsiona e se transforma em algo tremendamente positivo dando origem a idéias novas, únicas e originais, conduzindo tudo a um notável desenvolvimento.
O contrário disso tudo tambem é verdadeiro e transforma tudo em algo altamente negativo, quando essas idéias servem apenas para acentuar posições retrógradas.

O fenômeno do " insight" criativo, supôe-se funciona como em espiral. Um professor universitário atraindo novos talentos que acabam fornecendo caminhos para novas idéias. Um grande executivo atraindo outros.Um grande talento criador geralmente funciona como um magneto para outros.

Em termos de marketing, temos observado que este fenômeno ocorre frequentemente com empresas. Algumas se esvaziam enquanto outras criam uma capacidade imensa de atrair novos talentos. Mas há um fatôr que decisivamente influi para que estes momentos mágicos de criatividade aconteçam.

É a "oportunidade".

O Brasil além de receber em seu berço esplêndido a próxima Copa de 2014, teve a incrível felicidade de ser contemplado para sediar as Olimpíadas de 2016.
A oportunidade é unica; está lançada e em dose dupla!
Resta apenas saber como a "inteligentia" brasileira, tanto pública como privada, irá capitaliza-la e transforma-la em "insight's" criativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário