sábado, 26 de setembro de 2009

Um perfil do pensamento estratégico


Um dos maiores desafios para os profissionais de marketing de serviços é a hora da gestão estratégica de marketing e o desenvolvimento de um processo de pensamento estratégico, pois lhes faltam suficiente treinamento e experiência na área.. Para determinar um perfil do gestor estratégico vamos examinar alguns tipos de perguntas feitas e outros aspectos importantes:

1- O gestor estratégico desenvolve uma orientação voltada para o cliente. A estratégia de marketing se baseia, como ponto inicial, nas necessidades do cliente. Ele sabe que é fundamental captar o que o cliente valoriza e espera de um produto ou serviço, para apoiar uma prática profissional lucrativa. Em síntese: a estratégia está sempre voltada para o cliente.

2- O gestor estratégico coloca o status quo em questão e se questiona com perguntas como: Onde estamos? Para onde estamos indo? Para onde gostaríamos de ir? Como estaremos quando chegarmos lá?. Apesar de parecer simples poucos profissionais enfocam o problema desta forma. Entretanto as respostas são extremamente importantes para a prática da administração estratégica.

3- O gestor estratégico á capaz de identificar vantagens e compara-las com oportunidades atuais e potenciais de mercado. Ele " amplia " as oportunidades não os problemas " .
O gestor estratégico dá os passos para aproveitar oportunidades que valem a pena. Por outro lado, áreas consideradas " sagradas ", mas não lucrativas devem ser sumáriamente abandonadas.

4- O gestor estratégico é capaz de se concentrar na lucratividade, não necessariamente no volume, com o objetivo de trabalhar menos e ampliar suas metas de ganho. Esta pessoa tambem está atenta às oportunidades de alavancagem, utilizando o pessoal mais dinâmico da equipe,
mas se preocupando em não cometer o erro de trocar " qualidade por quantidade ".
Uma base de negócio bem estruturada de bons clientes, que paguem em dia, é melhor que multidões deles.


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