quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Marketing e a empresa brasileira no século XXI.


Marketing, uma questão de sobrevivência para a empresa brasileira.

A grande maioria das empresas brasileiras que atuam hoje em dia no mercado, não possuem estruturas de planejamento adequadas, ou se possuem é na maioria das vezes pouco eficientes.
É fato que planejar no mercado brasileiro é uma tarefa bastante complicada.
O pequeno ou médio empresário brasileiro luta para manter sustentável o seu negócio e assim esperar por oportunidades melhores.
Mas há algo que o empresário brasileiro precisa começar a ter uma maior consciência.
Falamos da importância cada vez maior que o marketing representa não só para a saúde como da própria sobrevivência das empresas no século XXI.
Porem o marketing que estamos nos referindo aqui é o marketing no sentido mais global, mesmo em se tratando de pequenas e médias empresas.Falamos do marketing que busca a Qualidade de " bens " e " serviços ".
No Brasil, como diz Júlio Lobos, " a Qualidade em Serviços é parada dura ".Pouquíssimas empresas se destacam neste quisito. E sabem por que? Porque a clientela de um modo
geral não exige um serviço melhor e igualmente porque desta forma os custos sempre serão os menores possíveis. Já imaginou o risco que as empresas brasileiras estão correndo num mercado cada vez mais globalizado?
Se considerarmos que mais de 80% do que se fala sobre o tema em livros, seminários e palestras de consultores está ancorado na indústria Manufatureira a não na de Serviços vamos concluir que teremos que abrir nosso próprio caminho, e isto significa que teremos de utilizar de muita criatividade e mais ainda de transpiração e claro de muito marketing.
Seguindo uma fórmula sugerida ao nosso mercado pelo consultor Júlio Lobos, a Qualidade está no quadrado dos serviços, ou seja:
1-Estratégia de serviços Bem Concebida
2-Gente Voltada Para a Satisfação do Cliente
3-Sistemas Considerados Amistosos Pelos Usuários
4-Estrutura de Apoio Eficiente
" Nunca ande por caminhos traçados pois ele conduz somente até onde os outros já foram "
Alexander Graham Bell

Nenhum comentário:

Postar um comentário